sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Produtoras de conteúdo...

Outro dia estávamos lendo o Best Seller - A cauda Longa, do autor Cris Anderson, indicado pelo professor da especialização. Foram tantas informações, “os nichos de assuntos”, uma verdadeira abundância de conteúdo - que pensamos que nossa cabeça fosse entrar em pane. E agora? O que vamos escrever? Sobre o que escrever? Os não hits? A era da abundância? O mercado virtual? A segmentação e diversidade? Os sites de busca? A livre produção de conteúdos? Os novos mercados?
...Bem, depois de muito pensarmos, decidimos começar por uma questão que envolve uma característica fundamental dessa nova cultura, “estamos evoluindo de um mercado de massa para uma nova forma de cultura de nicho” (ANDERSON; 2006). Cada vez mais as pessoas buscam se inteirar com assuntos de seu interesse, não somos mais movidos cegamente pela cultura do sucesso, estamos à procura de alguma coisa que nos toque individualmente, algo que esteja ali esperando por nós para ser achado e partindo disso, a indústria, o mercado, o marketing, a comunicação, todos estão em processo de mudança para acompanhar essa nova era. Em seu livro o autor faz uma citação em relação à indústria do entretenimento que ratifica este pensamento onde diz que “se a indústria do entretenimento no século XX baseava-se em hits, a do século XXI se concentrará com a mesma intensidade em nichos".
Com o advento da internet estamos cada vez mais rodeados de informações, de conteúdos, de novidades, ao mesmo tempo estamos cada vez mais segmentados, individualizados e personalizados. Paramos para analisar e percebemos que estamos neste momento fazendo parte de um pequeno nicho, um grupo de especialistas unidos por um blog para tratar de assuntos e temas referentes ao marketing online, com objetivo principal de construir conteúdo.
Para que possamos fazer parte de um nicho, antes de qualquer coisa é fundamental que consigamos manter a proposta inicial de produção de conteúdo e publicação através deste meio, dessa forma, o nosso primeiro post vai se atentar por traçar alguns pontos que são precursores da grande cultura de nicho que são a democratização das ferramentas de produção e produção de conteúdo.
Com o avanço da tecnologia, nota-se um crescente número de pessoas que tem acesso ao mundo digital, por meio de computadores pessoais, em lan houses ou até mesmo no ambiente corporativo, seja para buscar informações, compartilhar conteúdos e/ou produzirem. Assim como destaca Anderson (2006) que diz que “hoje milhões de pessoas têm capacidade de produzir pequenos filmes e publicar seus pensamentos para todo o mundo” para o autor a democratização das ferramentas constitui uma das forças da Cauda Longa.
Graças a expansão do acesso a tecnologia digital, hoje, não somos apenas passivos receptores passivos, somos receptores, emissores e produtores de conteúdo. “A tecnologia barata e onipresente, consegue resultados muitos melhores... a conseqüência de tudo isso é que estamos deixando de ser apenas consumidores passivos para atuar como produtores ativos” (ANDERSON, 2006, p. 61)
E é isso que estamos fazendo, escrevendo pensamentos, idéias, opiniões sobre determinado tema e disponibilizando para acesso de muitos através dessa ferramenta, o blog. O autor defende que os blogs são conseqüências dessa democratização das ferramentas, o advento dos softwares e de serviços cada vez mais simples e com pequenos custos facilitam a editoração on-line e tornam a acessível a todos.
Quem sabe um navegador do outro lado do mundo daqui há alguns milésimos de segundo esteja lendo este texto. Aliás, estamos utilizando o meio sem fronteiras, sem barreiras de espaço e tempo, assim como define o autor “a cultura de nicho é definida não pela geografia, mas pelos pontos em comum”.
Para não prolongar demais vamos nos ater por aqui, com a certeza de que este post será o primeiro de muitos outros, essas linhas acima serviram apenas de aperitivo para iniciarmos uma longa discussão sobre diversos temas ligados a era digital retratadas nos livros e juntamente com nossos colegas iremos surpreender com textos, comentários e novidades através da produção colaborativa para chegarmos a um resultado final. Final não, diríamos que em comum.


Para quem tiver interesse segue em anexo os links de alguns textos sobre o livro e vídeos para que todos possam conhecer melhor esta obra. Lembrando que é muito enriquecedor ler o livro original e vale muito à pena.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cauda_Longa
http://blog.carlossena.com/resenhas/resenha-a-cauda-longa/
http://www.youtube.com/watch?v=jnABx_iHvs4
http://www.youtube.com/watch?v=1jiz7yAwCjY
http://www.youtube.com/watch?v=1ClPTOy8Vn8&feature=related


Continuem conectados nos próximos posts.


Janete Morais e Michelle Haun

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